E na Rússia...

Hoje na Rússia acontece a eleição presidencial, segundo uma decisão do Conselho da Federação, a câmara alta do Parlamento russo. O primeiro-ministro Vladimir Putin, favorito, tentará nas urnas voltar à chefia do Kremlin.
putin-eyes
Na foto o primeiro-ministro Vladimir Putin é o favorito para voltar à chefia do Kremlin.
Até agora, o mandato do chefe de Estado russo tinha uma duração de quatro anos, mas em virtude de uma emenda constitucional aprovada em 2008, o próximo presidente será eleito por um período de seis.
Da mesma forma que antes, a Constituição da Rússia permite ao chefe do Estado ser reeleito até uma vez consecutiva. O atual presidente russo, Dmitri Medvedev, eleito em 2008, desistiu de concorrer à reeleição no pleito do ano que vem devido à grande popularidade de Putin, seu padrinho político, que já tinha chefiado o Kremlin por dois mandatos consecutivos, entre 2000 e 2008. A Rússia terá eleições legislativas no dia 4 de dezembro.
E porque estou falando da Rússia? Primeiro porque acho um país incrível e também porque eles são loucos por marcas, os russos adoram consumir as grifes internacionais. Se voc~e acha que os brasileiros são consumistas é porque você não conhece os russos que consomen em grande estilo. A foto abaixo é do shopping center AFI Mall, que fica próximo ao centro empresarial de Moscou.
LOUCOS POR MARCAS  Um consumidor no shopping AFI Mall, próximo do centro empresarial de Moscou. Os russos adoram consumir as grifes internacionais   (Foto: Mitya Aleshnkovskiy/ÉPOCA)
Com um cenário favorável, o consumo na Rússia transformou-se num fenômeno de massa – e boa parte da população foi às compras com determinação, sem se preocupar muito em poupar para o futuro. Esse comportamento é resultado também de uma cultura imediatista, forjada após as perdas dramáticas da década de 1990. Muita gente prefere gastar dinheiro, em vez de aplicá-lo no banco. Segundo Mikhail Krasnoperov, analista do setor de varejo do Troika Dialog, as vendas totais de produtos de consumo na Rússia (alimentos e não alimentos) aumentaram quase cinco vezes em dólar entre 2002 e 2008, de US$ 120 bilhões para US$ 560 bilhões. As vendas de veículos novos triplicaram. O consumo de cerveja passou de 20 litros para 80 litros per capita por ano. Eles bebem!!! O mesmo aconteceu com os sucos e os derivados de leite.
No setor de beleza e higiene pessoal, um estudo feito pela Synovate Comcom, um instituto de pesquisa de mercado, mostra que as mulheres russas gastam, em média, 12% de sua renda em produtos de higiene e beleza, o dobro que na Europa e nos Estados Unidos. As russas, mesmo as de renda mais baixa, preferem comprar marcas sofisticadas de perfumes, como Channel, Lancôme ou Christian Dior, ainda que isso signifique compras de menores quantidades. A predileção dos consumidores pelas grandes marcas internacionais é uma tendência observada também em outros setores. De acordo com Krasnoperov, trata-se de uma atitude que tem raízes na era soviética, quando a maioria dos produtos não tinha marca, e o consumidor muitas vezes só tinha uma opção de compra de cada produto. “Havia um único tipo de suco, um único tipo de salsicha”, diz.
Este é o Radisson Royal, nomeado como o melhor hotel de luxo na Rússia. É pelo visto os russos estão com tudo! Fica a dica para suas próximas férias!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: